Frentes de Atuação

As categorias do Instituto Titãs do Conhecimento, ou seus campos de conhecimento e atuação são:

 

A separação por categorias tem o objetivo de estabelecer as principais frentes de atuação do Instituto. Cada uma dessas categorias possui uma meta e um direcionamento específico para a geração e aplicação de conhecimento, assim como atividades e ações alinhadas a estes objetivos.

O Instituto Titãs do Conhecimento tem como objetivo maior se tornar referência em cada um desses campos, conhecendo em profundidade seus aspectos estruturais, contextos, temas relacionados e principais iniciativas acompanhando a evolução e resultados, além das tendências e perspectivas para o futuro em cada campo do conhecimento.

Na Era do Conhecimento, os Ativos Intangíveis se tornam a principal fonte de valor e diferenciação de governos, empresas e profissionais. A identificação, categorização, geração, valoração e distribuição de capital intelectual primário; o financiamento de modelos de valoração de ativos intangíveis e a proposição de novos modelos de identificação de valor são, dentre as diversas atividades relacionadas à cultura do ativo intangível, cruciais para a proteção, manutenção e fomento deste patrimônio (antes inestimável) do século XXI.

Principais atividades:

  • Identificação, categorização, geração, valoração e disseminação do capital intelectual genuíno, inovador e de valor
  • Transformação de ativos intangíveis em componentes de valor para aplicação e replicação pelos atores impactados
  • Financiamento de modelos de valoração de ativos intangíveis
  • Incentivo e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento de natureza nacional (Academia, ONGs, Empresas, Governos)
  • Fomento à identificação e exportação de capital intelectual brasileiro diferencial
  • Promoção e preservação da cultura, artes e moda nacionais
  • Financiamento a novas tecnologias disruptivas e plataformas de colaboração e distribuição de conhecimento e práticas de valor

A heterogeneidade do Brasil gerou uma das culturas mais ricas do mundo.
A integração de universidades, empresas, governos, ONGs e outros players em uma Rede de Conhecimento reforça esta linha de heterogeneidade em modelo cross-knowledge.

Principais atividades:

  • Ações de fortalecimento da colaboração Universidades X Empresa
  • Integração operacional Universidade X Empresa X Governos X ONGs em redes de conhecimento
  • Distribuição e gestão de recursos para ONGs, governos, universidades e projetos de interesse (desde que com alinhamento com a missão do Instituto)

Desenvolvimento da Marca Brasil no exterior, através da representação do país no exterior e do atendimento às demandas internacionais sobre o Brasil e os temas tratados pelo Instituto.

Principais atividades:

  • Promoção nacional no exterior – Marca Brasil
  • Representação do Brasil no exterior e atendimento às demandas internacionais sobre o Brasil (via de mão dupla)

Formação de profissionais preparados para fazer a diferença no mercado e identificação e preparação de líderes potencialmente futuros agentes transformadores da sociedade e dos mercados compõem um pilar importante do Instituto Titãs.

Principais atividades:

  • Fomento à cidadania, aculturamento e preparação de líderes do amanhã
  • Formação de profissionais preparados para fazer a diferença no mercado profissional
  • Trabalho voluntário em organizações do 3o. Setor e Setor Público
  • Democratização da educação e do conhecimento à população

Desenvolvimento estrutural como suporte a ações de redução dos gaps de pobreza e educação e democratização ao acesso a tecnologias; inclusão digital e empresarial, bem como o fortalecimento de setores produtivos da economia.

Principais atividades:

  •  Suporte a ações de redução dos gaps de pobreza e educação
  • Democratização do acesso a tecnologias
  • Fortalecimento de setores produtivos da economia
  • Descobrimento de novos nichos de valor para o Brasil
  • Integração de mercados internos e do Brasil com os mercados globais
  • Mecanismos de inclusão digital e inclusão empresarial

Disseminação de valores e práticas do novo milênio buscando a formação da consciência brasileira coletiva – para o País, empresas e indivíduos – acerca de valores de cunho intangível como cultura, princípios, brasilidade, sustentabilidade, governança, transparência, educação, conhecimento, inovação, relacionamento, reputação, imagem, qualidade, dentre outros.

Principais atividades:

  • Formação da consciência brasileira coletiva acerca dos intangíveis de valor
  • Suporte consultivo aos stakeholders apoiados para a otimização do processo de tomada de decisões
  • Promoção de projetos e ações ligadas a sustentabilidade, ética, reputação, transparência, democratização, universalidade, dentre outros
  • Participação ativa em discussões relevantes nacionais
  • Sistemáticas de evangelização corporativa e disseminação de valores e práticas
  • Colaboração com mídia e imprensa especializada