Processo Seletivo

O processo seletivo do Programa Titãs em suas 4 modalidades é realizado nas faculdades e universidades, idealmente em conjunto com as respectivas Empresas Júniores (onde existirem), e é composto por 4 fases:

1. PROVA ONLINE

Composta por cinco questões dissertativas inusitadas, que não possuem avaliação de “certo ou errado”, em que se busca avaliar critérios como conhecimento geral, criatividade, originalidade, capacidade analógica e tempo de resposta dos candidatos. Para exemplificar, uma possível pergunta desta prova seria: “Se você fosse um mago, o que faria para resolver o conflito entre palestinos e israelenses?”.

As provas são analisadas pela Empresa Júnior responsável, pelo Instituto Titãs e pelos Titãs atuais. Os melhores, com scoring superior a 3,5 (em uma escala de 1 a 5), geralmente cerca de 10 candidatos, serão selecionados para a entrevista individual.

2. ENTREVISTA INDIVIDUAL

No formato de interrogatório, a entrevista individual busca avaliar o candidato sob pressão e em condições adversas. Esta fase não tem caráter eliminatório e se soma à Etapa 3, abaixo.

3. DINÂMICA DE GRUPO E AVALIAÇÃO 360º

Após a entrevista individual, os candidatos passam por uma dinâmica de grupo para demonstrarem suas habilidades de relacionamento, contestação, liderança e interação, seguida de dinâmica 360º com o objetivo de se auto-avaliarem e avaliarem os outros candidatos. Ou seja, são os próprios competidores que indicam, previamente, o potencial Titã de cada universidade.

Esta fase é eliminatória e realizada internamente em cada faculdade apenas com os selecionados da mesma. Nesta etapa, serão selecionados os representantes de cada faculdade, que competirão entre si pelo título de Titã.

4. DINÂMICA PARA SELEÇÃO DOS MELHORES DE CADA FACULDADE

A fase final é realizada com os melhores de cada faculdade no formato de dinâmica de grupo e 360º de forma interativa com os membros do Instituto e os atuais Titãs, que em conjunto com as Empresas Júniores, selecionarão o(s) Titãs ideais.

A estrutura básica do processo seletivo é flexível para se adequar à realidade de cada modalidade do programa, ou seja, as fases do processo seletivo para o Titãs do Conhecimento, por exemplo, possuem particularidades diferentes das fases do Titãs da Vanguarda, e assim por diante.

Processo Seletivo

 

Além das 4 Modalidades do Programa Titãs, a busca e o recrutamento de jovens talentos com o perfil privilegiado pelo Instituto se dão também por outros canais complementares, tais como como a indicação de atuais Titãs, de professores, Empresas Júniores parceiras ou outros agentes.

A seleção destes candidatos passa por um processo semelhante, porém mais direcionado e compacto.